2003pedagogia

29.9.06

O Pedagogo e a educação infantil



Quem não se lembra da primeira professora? E daquele professor que desmitificou muitos “bichos-de-sete-cabeças”? E daquele outro que se tornou um grande amigo? Pois é. Esse personagem, fundamental na transformação da sociedade, antes de chegar às salas de aula, passa pelo curso de Pedagogia. A experiência de trablhar na educação infantil, é para muitos , a melhor experiencia que existe, pois na educação infantil você ajudarár seus pequenhinos na construção de conhecimentos que os acompanhará por toda vida. A área da educação infantil é o campo de maior atuação dos Pedagogos , devido o grande número de oportunidades que existe, veja o relato de uma professora que atua na educação infantil:
“Minha mãe era professora e achava que toda mulher deveria fazer o Curso de Pedagogia. E foi o que fiz então. Eu já era Professora Primária quando senti necessidade de estudar mais, para exercer melhor meu trabalho. Assim, formei-me em Pedagogia. Já fiz de quase tudo na área da Educação: fui professora do Estado, trabalhei em Programas de Alfabetização, fundei uma escola privada e, nos anos 1980, comecei a dar aulas na UFMG. O mercado de trabalho para o Pedagogo é muito amplo. Mas, além da atuação em escolas e universidades, há, por exemplo, a Psicopedagogia, que trabalha com atividades como recuperação de crianças essa experiência para mim é maravilhosa, eu amo trabalhar com crianças”.
É importante lembrar, que não é qualquer pessoa que pode atuar na educação infantil como muitos pesam , há que diga que é fácil ser professora, basta gostar de crianças, mas na realidade não é , é de fundamental importancia que a pessoa seja capacitada e estude bastante para não correr o risco de se arrepender, pois nem semp
re a escolha mais "fácil" pode ser a melhor, veja o relato desta professora:
"...eu acreditava que era fácil ser professora, mas descobrir que não é, não tenho a menor vocação para lidar com aqules 'pirralhos', é muito estressante, não pretendo trabalhar mais nessa área...".
Assim, é importante escolhermos bem o campo de atuação que pretendemos trabalhar para não corremos o risco nos arrependermos.

Andrea Borges
Saiba mais no site www.crmariocovas.sp.gov.br